Frango e Legumes ao Forno

Aprenda a fazer esta receita de frango e legumes ao forno. Uma ótimo forma de incorporar mais legumes nas receitas da sua casa, de maneira barata e super nutritiva. A receita é fácil de fazer, podendo ser preparada até mesmo em apenas uma forma, sem a necessidade de utilizar várias tigelas.

Além disso, é muito fácil adaptar, bastando seguir as técnicas ensinadas e substituindo os legumes que você preferir. Se o pimentão estiver muito caro onde mora, pode exemplo, você utilizar outro legumes de sua preferência e que caiba mais no seu bolso.

O melhor de tudo é que mesmo os que não gostam muito de legumes vão adorar a receita, fica tudo muito saboroso e super suculento.


Vídeo de como fazer o frango e legumes ao forno

Ingredientes (serve 2 ou 3 pessoas)

Para o frango

  • 2 peitos de frango em cubos
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sopa de shoyu

Para os legumes

  • 1 pimentão em cubos (utilizamos duas metades, de cores diferentes)
  • 1/2 abobrinha em cubos
  • 1 tomate em cubos
  • 1/2 cebola roxa em cubos
  • 1/2 xícara de brócolis em pedaços pequenos
  • Azeite e óleo de gergelim a gosto
  • Paprica e orégano a gosto
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

  • Preparando os legumes: corte os legumes em cubos, de tamanhos iguais. Coloque numa tijela e reserve.
  • Preparando o frango: utilizando peitos de frangos já limpos, corte em cubos, de tamanhos iguais. Na mesma tábua que cortou, tempere com sal, pimenta do reino e molho shoyu. O molho ajuda a dar um leve sabor, e também permite que o frango fique um pouco mais dourado.
  • Após temperar o frango, coloque na mesma tigela dos legumes, dê uma mexida, e tempere mais um pouco com azeite, óleo de gergelim, páprica, ervas secas, sal e pimenta. Mexa tudo muito bem.
  • Leve todos os ingredientes para uma forma que irá ao forno. Tenha certeza de colocar em uma camada fina, para permitir que todos os ingredientes assem corretamente. Coloque no forno pré-aquecido, a 180ºC, por aprox. 25 ou 30 minutos, ou até perceber que o frango está no ponto desejado.
  • Sua receita está pronta! Basta servir! Você pode saborear como um prato principal ou como um acompanhamento.
  • E não se esqueça de ver também nossa receita de frango de panela!

Dicas para o frango e legumes perfeito

Quando cortar os legumes, tente cortar em tamanhos iguais, assim eles irão assar todos por igual, e você não encontrará alguns legumes crus ou outros muito queimados no final. Utilizamos pimentão, tomate, cebola, entre outros, mas esta receita é muito versátil. Se quiser, pode fazer substituições ou até adicionar ingredientes. Pode-se utilizar cebola comum por exemplo, adicionar alho, entre outras opções.

É importante selecionar legumes de cores variadas, para seu prato ficar mais bonito. Nós já mencionamos isso em outras receitas, a apresentação do prato é importante, mesmo que esteja cozinhando em casa. Seus convidados ou sua família irão admirar mais o prato e ele fica mais apetitoso. Numa receita como esta, onde há vários legumes, algumas pessoas podem preferir nem experimentar se não for um prato convidativo e bonito, não é mesmo?

Você deve ter percebido que separamos os restos dos legumes para futuramente fazer um caldo de legumes em casa. Aí em casa você pode fazer o mesmo, basta pegar um saquinho plástico, e sempre que estiver cortando algum legumes ou verdura e ir sobrando partes, vá adicionando aos poucos neste saco e coloque no congelador. Quando seu saco de restos de legumes estiver cheio, você pode fazer um caldo de legumes em casa. Iremos ensinar esta receita em vídeo futuro.

Assim como os legumes, corte o frango em tamanhos relativamente iguais. Se cortar tamanhos diferentes, você corre o risco de ter cubos já assados, enquanto outros ainda estão crus, ou ter alguns cubos muito assados, quase borrachudos. Então sempre que cortar ingredientes que serão assados no forno ou até mesmo fervidos na água por exemplo, sempre lembre-se disso, procure porcina em tamanhos iguais.


Fez nossa receita?

Publique no seu instagram e marque a gente: @tobemnacozinha


Outras receitas imperdíveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima