Lombo com Ervas e Alho

Este lombo de porco é muito bom! Com ervas e alho, ele é feito em um molho com cebolas e fica muito suculento. Usamos aqui filés de lombo, que achamos que fica mais suculento do que as bistecas comuns. Se não achar pra comprar, é só pedir para seu açougueiro que ele corta pra você.

Assista ao vídeo abaixo e veja o modo de fazer.

Ingredientes (para 2 pessoas)

  • 2 fílés grossos de lombo de porco
  • aprox. 1/3 xícara de alecrim picado
  • aprox. 1/3 xícara de salsinha picado
  • 2 dentes de alho picado
  • 1 cebola cortada em fatias grossas
  • 1 cubo de caldo de legumes
  • 1/2 xícara de caldo de legumes dissolvido
  • 1/2 xícara de vinho branco de mesa (se não usar o vinho, substitua por 1/2 xíc. caldo de legumes)
  • 1 colher de sobremesa de farinha de trigo (se precisar, para engrossar o molho)
  • 1 colher de sobremesa de manteiga
  • 1 colher de sobremesa de molho inglês
  • sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Comece picando bem fino o alecrim, a salsinha e o alho. Corte a cebola em fatias grossas. Agora comece a preparar a carne, temperando com sal e pimenta moída na hora. Coloque o alho e metade do alecrim e da salsinha (você vai precisar do resto para terminar o molho). Pressione na carne como uma crosta, dos dois lados.

Em uma panela pequena, fogo médio a alto, dissolva o caldo de legumes em 2 xícaras de água (você usará somente 1/2 xícara para essa receita, guarde o restante na geladeira).
Comece então a grelhar a carne, em fogo médio a alto, 3 minutos de cada lado com um pouco de azeite. É muito importante não ficar virando a carne. Vire ela apenas uma vez. Se precisar, feche a panela enquanto grelha a carne. Se sua carne for mais fina, grelhe por menos tempo. É importante não passar ela totalmente nesta fase, pois você vai terminar de cozinhar a carne no molho. Reserve a carne e tire todo o alho da panela para fazer o molho. 
Adicione um pouco de azeite de oliva na panela que grelhou a carne, e coloque a cebola. Adicione um pouco de sal e pimenta. Deixe em fogo médio por aproximadamente 5 minutos até a cebola ficar dourada e macia. Adicione o vinho branco de mesa e deixe-o evaporar por 1 a 2 minutos, em seguida adicione 1/2 xícara do caldo de legumes e o molho inglês, misture tudo e espere ferver.

Assim que ferveu, adicione os lombos e deixe-os cozinhar no molho por mais 3 minutos de cada lado – assim seu lombo vai incorporar o sabor e o líquido do molho, ficando suculento, macio e ao ponto (tenha sempre perto um relógio ou timer pra você marcar os minutos sem faltar nem passar do tempo).

Após passar os dois lados, reserve seu lombo fora da panela e volte terminar o molho adicionando a manteiga e o restante das ervas. A manteiga ajuda a engrossar o molho, se você desejar engrossar mais, adicione um pouco de trigo e deixe cozinhar por mais 1 a 2 minutos e está pronto.

Sirva seu lombo com o molho e APROVEITE!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima