
Receitas de panquecas americanas são muito comuns, quase todo mundo tem uma versão – a maioria das receitas que vi, as paquecas ficavam pesadas e achatadas, por isso venho testando e pesquisando várias receitas pois queria chegar numa receita ideal, daquela panqueca de café da manhã, macia, aerada e leve, e mais, daquela que você consegue congelar e colocar na tostequeira de manhã e ela sair macia e crocante!
Aprenda a fazer as panquecas americanas
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de manteiga derretida (deixe esfriar após derreter)
- 1 xícara de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 1/2 colher de sopa de açúcar
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 ovo
- 3/4 xícara de leite
- 1/4 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
Modo de Preparo
- Derreta a manteiga no fogo, ou microondas e reserve, esperar esfriar até temperatura ambiente.
- Numa tigela grande, misture os ingredientes secos, trigo, fermento em pó, açúcar e sal. Para evitar os “pelotinhos”, nessa receita eu gosto de peneirar todos esses ingredientes secos. Misture bem.
- Numa outra tigela, misture os ingredientes molhados. Primeiro mexa bem o ovo e adicione o leite, misture bem a por fim adicione a manteiga derretida em temperatura ambiente, para não cozinhar o ovo. Misture bem e se gostar, adicione a essência de baunilha.
- Despeje sua mistura molhada na mistura seca e mexa devagar, “dobrando” a farinha sobre a parte líquida. Aqui o importante é não mexer muito, somente até a farinha encorporar bem. Sua massa deve ficar com uma aparência grossa e com bolhas, quase uma consistência gelatinosa e elástica.
- Com a ajuda de uma concha, coloque para assar numa frigideira untada (manteiga ou óleo). Essa massa é moldável, então você pode deixá-la mais fina ou grossa. Você verá que está bom para virar quando as laterais estiverem secando e a parte de baixo estiver bem dourada. Vire a panqueca e asse do outro lado.
- Sirva com frutas, mel, sorvete ou até manteiga, pois essa massa é neutra.
- Uma dica bem legal é congelar as panquecas – Depois de prontas, deixe esfriar, evolva-as individualmente com filme plástico, guarde num recipiente ou saquinho fechado e leve para congelar. Para descongelar, coloque na tostequeira ainda congelada ou no forno para assar. Suas panquecas ficarão crocantes e macias