Risoto Branco (Base do Risoto)

Risoto Branco

Com essa receita você aprende a fazer o verdadeiro risoto branco (base do risoto) que é a ponto inicial para fazer muitos outros risotos. O risoto branco é muito gostoso e muito versátil, servindo como um bom acompanhamento para carnes e aves. Ao fim desta receita você verá uma opção para transformá-lo em prato principal!


Aprenda a fazer o risoto branco (base do risoto)

Ingredientes (para 2 pessoas)

  • 1 xícara de arroz arbório
  • 1/2 cebola picada em tamanhos médios ou pequenos
  • 1 dente de alho (opcional)
  • 1 cubo de caldo de galinha (ou legumes)
  • 800 ml de água para o caldo
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1/2 xícara de vinho branco de mesa
  • 3/4 a 1 xícara de parmesão ralado
  • sal e pimenta a gosto

Para a sugestão de sabor apresentada

  • 1/2 xícara de gorgonzola picado
  • 1/2 xícara de nozes

Modo de preparo

Numa panela pequena, fogo alto, dissolva o caldo de galinha ou legumes em 800 ml de água. Após ferver, desligue o fogo.

Corte a cebola e o alho. Numa panela média, fogo MÉDIO a ALTO, derreta metade da manteiga num fio de azeite e refogue a cebola e o alho, até a cebola ficar translúcida. Tempere com uma pitada de sal e pimenta do reino, mexa.

Adicione o arroz arbório, seco e refogue-o no tempero por alguns segundos, em seguida, adicione o vinho branco e deixe ferver, fogo ALTO. Após ferver, volte para fogo MÉDIO a ALTO e adicione 2 conchas do caldo dissolvido, mexa e espere o risoto secar. 

O preparo do risoto é basicamente este, adicione o caldo aos poucos até chegar no ponto do risoto, “al dente” (que e quando está durinho, mas não gruda no dente), mexendo de vez em quando.

Você irá adicionar aproximadamente 7 conchas de caldo, mas isso depende muito da potência do seu fogo, então preste atenção no ponto, quando o risoto começar a ficar opaco é sinal que está chegando no ponto, experimente durante o processo. Adicione um pouco mais de sal e pimenta do reino, a gosto.

Assim que atingir o ponto desejado, adicione a outra metade da manteiga e não adicione mais caldo. Misture e adicione o parmesão ralado, adicione também mais pimenta ou noz moscada ralada, a gosto. Mexa tudo, desligue o fogo e tampe por 5 minutos.

Após 5 minutos, seu risoto estará cremoso e delicioso. Esse é o risoto branco.

Continuamos um pouco essa receita para mostrar como é fácil adicionar outros ingredientes e transformá-lo num prato principal.

Assim que seu risoto estiver pronto adicione o queijo gorgonzola e as nozes, misture tudo e sirva!!

Esperamos que tenha gostado, se tiver alguma dúvida, deixe um comentário!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube para mais receitas toda semana!


Dicas

Agora que você já sabe fazer a base do risoto, você pode aprender outras receitas com outros ingredientes, como é o caso do Risoto de Cogumelos, que também já ensinamos no canal.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima